Friday, November 27, 2009

Paris, Paris, Paris.

Existem várias formas de se conhecer Paris. E a cidade acaba adquirindo características e adjetivos de acordo como lhe é apresentada. Para algumas pessoas Paris sempre terá cara de lua de mel. Porque foi assim que se conheceu a “Cidade das Luzes”. Para outros ela é cinza. Coisa de quem já morou por lá. E tem aqueles que acham que ela se resume a Torre Eiffel, Louvre e Arco do Triunfo. Para mim Paris é gente, bicicleta, piquenique, música e arte. No meu conceito ela é também alegre e divertida, sem, é claro, perder o charme

Conheci a cidade por três olhares distintos. Um olhar de mochileiro experiente, que se atreve a desafiar os carros sobre duas rodas, que compra no supermercado pão, queijos incríveis, presunto, salaminho e se senta no meio da ponte para um piquenique na hora do almoço. E de repente o que para mim sempre foi literalmente “farofa”, se torna cool, charmoso, típico e extremamente interessante. Já o outro ângulo de Paris foi tão local, tão tradicional, tão francês. E por fim a visão de quem acabou de chegar. E assim reuno em mim visões do mesmo mundo, para criar a minha própria.

Amei Paris `a primeira vista, na primeira noite. E para quem sempre quis estar em um lugar, me emocionei ao ver o símbolo do meu sonho iluminado. E não é que eu estava ali? Então uma música simplesmente achou lugar: “Você não sabe o quanto eu caminhei para chegar até aqui”.

Passo a passo, a cada descoberta, a cidade tirou o meu fôlego me enchendo de vida, de História, de arte e de cultura. E me senti como se fosse acrescida a cada novo encontro. Me encontrei com o Jardim das Tulherias, com a Ópera, com a Sacre Coeur e sua vista de cair o queixo, com Notre Dame, com Versailles, com o Moulin Rouge, Montparnasse, Saint Germain, Louvre, Jardim e Palácio de Luxemburgo. Foram tantos encontros... E todos peculiares.

Paris vale a pena. E como foi bom encerrar o nosso incrível mochilão por oito países, treze cidades, em um lugar tão rico. Na capital da França encontrei um mundo deliciosamente lindo e encantador. Um mundo que em mim deixou saudades... E `as pessoas e aos lugares que tão bem nos acolheram, só me resta dizer: merci.



15 comments:

Rodrigo said...

magnifique!
j'adore!

Ricardo Moraleida said...

sabe o que é engraçado?

Paris pra mim tem cara de imigrantes. Brasileiros com bons empregos trabalhando insatisfeitos, espanhóis andando de patins e falando uma lingua completamente incompreensível (mesmo sendo espanhol) e franceses do interior se sentindo marginalizados na capital.

Paris foi minha 1ª parada na Europa e como mochileiro. Por isso eu não sabia bem como agir, nem como "usar" a cidade. Então Paris tem cara de descoberta inocente tb... e tem cara de restaurantes gays. hahaha longa história... (:

ps.: que foto deliciosa!

Unknown said...

que linda!!!!!! amei!! quero ver mais fotos!!!
beijos.. ah! chego na sua terrinha dia 19/12.

Raquel Vilela said...

Olá Iana!

Nossa acompanhei de perto seus posts pq eu amo ler sobre a Europa!
mas vou ser sincera, esse seu último post foi emocionante, quase chorei, irei ficar 6 dias em Paris em janeiro, e já peguei as dicas que você deu hoje sobre os lugares!!!

Não vejo a hora!!!


bjinhusssss

Unknown said...

Até me arrepiei!!! Eu quero conhecer Paris rs.
Beijo coloca mais fotos aí.

Thaty nogueira said...

UHULLLLLLLLL...
PARIS, PARIS, SEMPRE PRESENTE NA CABEÇA DOS APAIXONADOS...
AH... FALTOU O FRED NA FOTO HEIN!
KKKKKKKKKKK...
COM ESSE FUNDO IA FICAR UM CLIQUE PERFECT!
BJOS MANA LINDA!

Olga said...

Olá Iana, este seu último post foi o mais bacana de toda a sua viagem.
Te senti mais leve, mais doce...
Talvez por ser Paris...
Abraços,

Aline Adães said...

Parabéns Iana!
Muito perfeita a sua viajem, apesar dos pesares...

Seja bem vinda de volta ao Brasil!

Giseli Vergés said...

Puxa, Iana, esteve aqui e nem pudemos nos encontrar...snif...brincadeirinha, sei que viagens assim são bem certinhas e cronometradas.
Que bom ler suas impressões da Cidade das Luzes, pois geralmente quem vem como turista não consegue ter uma visão mais realista de Paris.
E você conseguiu!

Estamos indo de férias ao Brasil esta semana, depois de 1 ano morando na França.

Um beijo grande, Giseli.

Cíntia Mara said...

Linda foto!

Pelo jeito que você escreveu, quase dá pra sentir a emoção por ter estado lá.

Bjos

Mari Mel said...

A sua carinha de felicidade diz tudo!!
Beijosss

cleo russo said...

Ei Iana, amei seu blog. Amei ler tudo o que você escreveu. Legal demais. Parabéns.

Tatiana said...

Ai, Iana!! rsrs
Sabe que eu desejo e sonho com isso também? Pois é. Quero trabalhar e me organizar pra que isso se realize na minha vida também.

Beijos procê mineira!!

Thais said...

Sua cara tá 'ótema' nesta foto. Qualquer dia vou lá, nem que eu junte 100,00 por mês durante 10 anos. Acho que é a única cidade 'das oropa' que eu MORRO de vontade de conhecer. Ela é linda demais! O restante do meu dindin, gasto aqui no nosso Brasil, que tbm é belíssimo. Gente, alguém ja foi em Inhotim, aqui do lado de BH. Bonito demais!!! Vale a pena.

Bjos!

PS.: Não, eu não tenho nenhuma pousada, ou restaurante pelas bandas. Mas é que é bonito de verdade!!!

Adryana Diniz said...

Oiê!!!

adorei seus posts sobre a viagem.

sempre quis "mochilar" na Europa.
só não sei se realmente tenho coragem, da um pouco de medo pensa em ir pra um lugar desconhecido, mesmo q já tenha lido sobre ele.
mas sei q um dia ainda realizo esse sonho!!!

adoro seu blog. vc é uma pessoa q tem conteúdo e te admiro mto por isso.




bjoOº


p.s.: te achei no twitter tbm!!! e já to seguindo!!!