Friday, November 21, 2008

Mais um livro legal


Gosto muito de ler livros em inglês. Há uns dias eu li Mrs. Robert E. Lee - The lady of Arlington, que é a biografia da bisneta do primeiro presidente americano George Washington (que não era o Bush - para os desavisados). Ela era de uma das famílias mais tradicionais da América, se casou com um cara que foi um dos líderes da Guerra Civil e foi uma cristã fervorosa. A vida de sua família se mistura bem à história dos Estados Unidos.

O mais legal foi ler esse livro durante as eleições presidenciais americanas, quando um negro concorria ao cargo mais cobiçado do mundo. Se a vida de Mary Ann Custis Lee é o ponto central da história, a Guerra Civil americana (que foi desencadeada pela questão abolicionista) é um excelente pano de fundo.

Lendo o livro entendi muito o medo que os sulistas tinham da abolição naquele contexto. Se os escravos seriam libertos era necessário que eles passassem a entender o que era ser livre naquela nova sociedade. Era preciso que eles aprendessem a ler, a escrever, se aperfeiçoassem em seus conhecimentos para conseguir trabalhar como assalariados. Para Mrs. Lee uma carta de alforria não significava tudo e era responsabilidade dos antigos senhores ajudarem nessa transição. Mary relata com os seus olhos atentos os acontecimentos que anteciparam a guerra, os anos que ela tomou e o seu desfecho. Um livro extremamente interessante para quem se interessa por história, sociologia e antropologia.

8 comments:

Jonatas Aredes said...

Iana, como eu pude não achar o seu Blog antes ?
Encontrei e o li todo. Curti muito.
Apesar de ser de BH, te conheci pessoalmente a 5 anos no acampamento Jovens DT.
Você e Fred me ensinaram muito sobre relacionamentos, nas conversas e devocionais que tínhamos.
Cheguei a te adicionar no Orkut, quando você o tinha.
Bom te encontrar aqui.
Estou começando um blog, passa lá depois.
Deus esteja...
Fraternal abraço demorado.

Anonymous said...

A paz Iana.Nada a vê com que vc postou, mais ve no set do DT que vcs vem p caruaru. Moro em uma cidade vizinha e pretendo ir. Mais n foi divugado o local, vc sabe mim informa alguma coisa sobre este culto? Pode ser ate um telefone.
Obrigada!

Soraia Alves said...

Eu quase nem gosto de história...de sociologia...de antropologia...magina!
Assim não dá Iana...eu mal anoto o nome d um livro pra comprar e vc já me fala outro...hahaha
Tô anotando tudo agora, pq daki um mês (qdo meus vestibulares finalmente acabarem) eu vou ler todos.
O bom é que tb adoro ler livros em inglês!

Qto as eleições americanas...que o Obama tenha um bom governo e que a Ku Klux Klan se dissolva de uma vez por todas!

beijooos

LukasFAVERO said...

Mt interessante esse livro, na verddade nunca ouvi falar nada a respeito da vida dela,
... se há algo que eu admiro mais nos EUA, é justamente o amor pela sua Terra, o patriotismo é quase que unânime, inclusive creio que os jovens desta geração poderiam inspirar-se! gostei da dica, que editora é?

Lumanas said...

Oiee Iana.
td bem contigo?
quanto tempo heim?!...mas, ja estamos quase de volta...rs.

Iana, é muito bom passar por aki em seu blog. Pq nunca q saímos daki, saímos vendo uma coisa q já sabiamos, sempre é uma nova. hehe- verdade!

Bom, a respeito do livro, deve ser bem interessante a históris dele. Mas no inglês n ía dar muito certo n- rs.

Entao, ate mais.
Deus abençoe.
Bju p/ vc e pras manas. ;)

Haaa, se vc poder, dá uma passadinha em nso blog. Postams sobre a Festa dos Tabernaculos q foi nesse ultimo fds, lá na igreja.

An? Meu nome? said...

Nossa! Você sempre com boas idéias. Eu estava pensando em te pedir uma sugestão de um livro pra eu dar de presente a um amigo. Acho que esse seria o ideal, mas só tem em inglês? =\

Fica na paz, querida!

Beijos!

Iana Coimbra said...

Pessoal,

Obrigada pelos comentários.

Jonatas: Bem que vi sua foto e pensei: conheço de algum lugar! Que bom que eu e o Fred fomos bons exemplos para você. Só Deus! rs. Volte sempre!

Flor: Confira sempre no site do DT. Ok? Lá é a melhor fonte. Beijos procê.

Soraia: Vai fazendo a listinha de leitura.rs.

Lucas: Mas ela não é muito conhecida não. Nem sei direito como esse livro chegou até mim! Mas com certeza patriotismo é algo legal para aprender com o povo de lá. Ah, não sei qual a editora.

Lumanas: Quanto tempo, hein! Vou passar sim.

An?: Acho que sim. Nunca o vi em português e nem sei se vende aqui. Mas que bom que vc gosta das minhas sugestões. Beijos.

Anonymous said...

Ei Iana! Amo ler seu blog. Estou começando a me apaixonar pela leitura e gosto muito das suas indicações. Já leu algum livro de Brennan Monning?Gostaria de sua opinião.

Bjão