Thursday, June 12, 2008

Sobre o Dia dos Namorados


Dia dos Namorados merece post, né. Mas esse não será uma super homenagem ou declaração de amor.

Quando penso sobre estar ao lado de alguém, meus pensamentos não são exclusivamente direcionados ao outro. O cara pode ser tudo o que você sonhou, mas se ao lado dele você se sente o pior ser do mundo, então será que vale? Estar junto não se limita a estar com alguém, mas passa por quem você se torna ao estar ao seu lado. Já viu pessoas super extrovertidas se anularem? Já viu gente sonhadora sofrer ao abrir mão de seus objetivos? Já viu alguém tímido se esforçar ao extremo para se tornar comunicativo? Não se trata apenas de amar o outro, mas de se amar. Sim, o amor é altruísta, mas não pode ser invasivo e muito menos destrutivo.

A vida é feita de adaptações, mas existe algo que não se pode abrir mão: a essência. Se para estar ao lado de uma pessoa é necessário mudar quem realmente se é, então será que vale? O fato é que é muito fácil mudar para conquistar, difícil é permanecer sem sentir saudades de quem se é verdadeiramente. Não estou falando de continuar o mesmo para sempre (até porque isso é impossível), mas sim da motivação que gera a mudança. Se a adaptação acontece para ser aceito ou estar ao lado de alguém, dificilmente ela se manterá. Uma hora a essência grita.

Então, ame, mas não se esqueça de se amar primeiro. Reflita: você gosta de quem você é ao lado de quem escolheu? Se a resposta for sim, vá em frente, mas se for não, talvez seja hora de repensar. Não existe um ser perfeito universal, mas há aquele que é perfeito para você. Aquele que te ama da forma como você é e que te faz ter a convicção de que, com toda certeza, você é a pessoa mais sortuda do mundo todo.

Eu e o Fred temos uma longa história. Entre idas e vindas já brigamos muito, já discordamos, já fizemos as pazes rindo e chorando, conhecemos o melhor e o pior de cada um. Já morremos de ciúmes e nos sentimos inseguros. Ele tem vários defeitos que já me fizeram achar que talvez houvesse alguém melhor, e eu tenho outros milhares que o levaram a questionar se o nosso relacionamento valia a pena. Porém, as qualidade, as afinidades, as virtudes, os sentimentos, são infinitamente maiores. Foi aí que cheguei a um ponto crucial: o amo profundamente por quem ele é, e amo ser quem sou ao seu lado. Amo o casal que somos. Amo a nossa história. Amo a amizade que desenvolvemos. Amo os nossos sonhos e os nossos projetos. Amo o nosso dia a dia e os momentos especiais. E principalmente: amo a mulher que ele me faz ser.

E para terminar esse post, encerro com uma frase dita pelo Tio Renato, o pai da Pri, na nossa adolescência: "O mundo tem mil namorados para vocês, mas Deus tem um só."
Pense nisso.

30 comments:

Mara said...

oi iaanaaa...ahh q lindo esse texto..realmente..primeiro devemos nos amar..e assim com o mesmo amor, se doar ao outro..lindooo seu texto e principalmente o finalzinhoo...q diz..q o mundo tem mil namorados pra vc..mas Deus tem só 1!...simples e perfeita..
Deus continue abencoando vc e o fred...
bejo no coracao!

Luma e Luana said...

Oiee Iana..
não sabems nem por ond começar, mas vams tentar começar pelo começo...hehe.
Sabe, toda vez q passams por aqui, escrevems muito, e é claro q vc já percebeu..rs, mas sb qual é o motivo? È pq vc ns dar motivos, rs..amamos sua forma de escrever e se expressar. Sb, cada texto q vc escreve, dos mais simples aos mais importantes e extraordinários, pareci q ns chama a atenção p/ escreverms mto. rs
Mas falando logo sbre seu post..(se n daqui a pouco vams escrever um livro).rs
Lindoooooo, lindo, lindo....muito forte..sb?! Para te falar a verdad qse choramos...as lágrimas já estavam em seu último estágio..kk
Amamos tudo o que vc escreveu, verdade msm...bom seria se tdos vivessem isso.
Agora umas das partes q mais nos falou foram...qdo vc disse q devems ser nós mesmos, pq um dia a essência fala mais alto. Devems conquistar as pessoas q estão ao nso redor, da maneira q somos verdadeirament, por aquilo q somos, e não mudando nso ser p agradá-las. E a outra q ns tocou msm, foi a frase q vc escrveu finalizando, q diz... "O mundo tem mil namorados para vocês, mas Deus tem um só." ...que palavra! Sempre somos minstradas em nossa igreja sobre esse assunto, principalmente na rede de jovens. Pq tems q esperar o tempo de Deus p/ nós, pq Ele tem o melhor...nós só tems q crer e esperar. Sabe, e qdo lemos o seu post, aqle q vc fala como sua irma Iara conhceu o seu o seu cunhado, e aqle tb q vc fala como conheceu o seu noivo, e tda sua historia relacionada à vcs dois, sb o q vems? O melhor de Deus prepado p vcs,(tanto p vcs, como para sua irma e seu cunhado)...pare p pensar..acho q vcs nunca poderiam imaginar tdo isso q o Senhor realizou na vida de vcs..n é verdade?! E relacionado o da sua irma, ns lembrams agora qdo vc disse q ela nem queria sair naqle dia, e vc a levou, e o esposo dela do lado dela (na foto)...olha como é lindo..!! ahauhua
mas....
anmém!!..
amamos esse post...
haa, ontem teve ate o dia dos namorados em nossa igreja com jantar e tdo...é claaaro q naoo fomos,rs, mas meu pai disse q foi lindo...rs. Deve ter sido msm.
bjussss...Deus abençoe as suas vidas! Foto linda viu!

Luma e Luana said...

Hehe...
tah bom..rs
é, e nós gostams dela tb tah?!....hehe- gostams mto de ver ela adorando ao Senhor.
mas na verdade gostams de tdo relacionado a essa musica. A dança, a letra, o som do teclado...lindo tdo...
rsrs
bjusss...Deus abençoe

Juliana said...

Iana que coisa linda que você escreveu, realmente houve inspiração de Deus para isso...
Concordo com você... acho que devemos ser quem somos e mudar sempre que for para crescimento de ambos...
Glória a Deus que minha metade assim como disse suas palavras finais Deus fez real em minha vida... O mundo e eu mesma criei muitas escolhas, mas Ele quis uma só (MEU MARIDO, O AMOR DA MINHA VIDA).
Quero que saiba que ler seu blog é algo tão edificante, as vezes me sinto um peixinho fora da água sobre algumas coisas que vc trata, mas com certeza tenho visto o quanto você é uma mulher de Deus, e para te adimirar não precisa necessariamente concordar ou ter a mesma "visão" que vc a respeito das coisas, basta tão somente que eu te olhe através de Jesus, e nesse aspecto tenho realmente visto Cristo em vc...
Gostaria de confessar algo, quando vc escreveu a respeito do tomara que caia, me choquei um pouco e Deus durante esse tempo foi falando comigo, que vc não era mais ou menos benção por causa da sua visão a respeito dessa veste e que mesmo eu pensando de forma diferente, nada poderia mudar o fato de que o sangue que me comprou, comprou vc também...
Sabe, em Jesus minha irmã amo muito vc...
Filipenses 2:1-4
Um abraço...
Desejo ainda que Deus continue te abençoando e que seu futuro casamento seja um poderoso instrumento nas mãos de Deus para alcançar vidas e fazer tão somente a vontade do Pai...
Juliana - Salvador- Ba

Mila said...

Simplismente amei o post,levarei pra minha vida,para um futuro relacionamento!!!

Que Deus te abençõe muito,e que te dê cada vez mais,essa inspiração,que eu creio que vem dEle,pra escrever textos tão lindos e tocantes!!!

Bjs

E feliz dia dos namorados pra vc!!!

Tamires said...

Lindo isso! Concordo plenamente! E essa última frase é a mais pura verdade! Vou mandar pra tds os meus amigos!!heheh

Angel said...

Ei Iana!!!

Realmente, temos que pensar bem!! A pessoa que gostar da gente, tem que gostar do jeito que somos, afinal, se vc pensa em passar o resto da vida com ela, vc TEM que ser vc, especialmente com ela!!

Eu tenho pensado bastante, e depois de tudo que já passei, vi que nao preciso de menos do que isso. Devemos querer o melhor!!!

Belas palavras do Tio Renato!!!! Concordo com ele!!

Feliz dia dos namorados pra vcs!!!

bjim

Ps. To amando muito o nosso retorno ;)

Gabi said...

perfeito!

Vet... said...

Eu sou madrinha, ebaaaa!!!!!!!!!

Naninha, to feliz demais!!!!

To voltando...

Bjos

Marcelo said...

Disse tudo, Iana. Engraçado, não sei se pq aqui se comemora a data 14 de fev. ou se pq aqui a conotação é mais a de um "dia do amor" (q inclue namorado, familia, cachorro, papagaio, etc... eu até gosto mais assim) o meu dia passou meio batido. Valeu por me lembrar do que é importante.

Maíra Albino said...

Olá Iana..
Como sempre vc mandando super bem.
Eu penso exatamente igual a vc! Sei que nossa essência não pode ser mudada para agradar alguém pq com o passar do tempo cansa fingir ser alguém no qual verdadeiramente não somos.. e infelizmente mtas pessoas levam isso para o casamento motivo pelo qual mtos acabam... então surge aquela famosa frase "Quando a gente namorava, vc não era assim..."
Pq no namoro vc não foi quem vc realmente é.
Que Deus te abençoe mto.


Beijos Maíra
Quandrangular SP

AngelMi said...

Uauuu... inspiradíssima.
Olha, eu também entendi que meu esposo era o escolhido de Deus pra mim a partir do momento que percebi que a despeito dos meus defeitos, ele me amava infinitamente e que perto dele, eu podia ser quem eu era, e não precisava usar uma máscara para conquistá-lo.
Que Deus continue abençoando nossos relacionamentos.
Bjssss pra vc e pro Fred,
Mi

Carla Barbosa said...

Oi Iana
Que preciosidade esse texto!

Gostei dessa frase "Não existe um ser perfeito universal, mas há aquele que é perfeito para você"

Achei interessante vc expôr o seu relacionamento com o seu noivo (para sempre namorado) a vida a dois sempre haverá seus altos e baixos, mas quando o amor é verdadeiro ele irá superar qualqr adversidade.

Abraços:)

Inevitável said...

Oii Iana..
Que post lindOo..
=)
Realmente, precisamos pensar quem nos tornamos ao lado da pessoa amada!!
Ah..
e a frase que seu Tio Renato (nome do meu pai!!) disse:
"o mundo tem mil namorados pra vocês, mas Deus tem um só."
me fez pensar muiitoo..

=)

Super Beiijos!

Fabíola Paiva said...

é isso nanazinha :)
ser a gente e ponto!
nada de mascaras só pra conquistar. ninguém consegue levar isso por mto tempo.
enfim, tava pensando sobre essas coisas e acho que tudo é culpa da paixão.
apaixonado a gte só faz bobagem.
heheh

beijosdabiltty

Andréa Christina said...

Nossa Iana, que lindo!!
Concordo plenamente com o que você disse!!
Adoro Vc, o Fred e o casal que vcs são.

Desejo toda a felicidade do mundo p/ vcs.

Bjs,

Déia

Lê said...

Concordo com você!
E viva o amor!!!!
Felicidades para você!
Bjim,

|________Uerlle| || || |___| said...

Brigado pelos parabéns querida! rssr!
O post definitivamente era o que hoje eu tava precisando ler!
Seguuuraa coraçãoo!!
hehehe!
Deus abençõe cada vez mais cs dois!
Um belo casal!
Bjao!

Fer said...

Ola Mocinha 1001 utilidades...rsrs
tenho visto bastante vc na super.
Dança, entrevista , namora, viaja...rsrs lava e passa tb????
rsrs
olha ta combinado então dia 15,16 e 17 de Agosto, espero seu e-mail e o numero do seu tel para combinarmos as coisas...o q vc precisa, onde presere ficar essas coisas, ok?
o e-mail é impacto-company@bol.com.br
anota heim....rsrs
bjokas

dani said...

Iana td jóia?
amei o post.
apesar de não estar namorando...rsrsr.
gostei tb da frase do "tio Renato".
sábias palavras!
felicidades a vc e ao Fred.
um abraço
DANI

Vanessa Trotta said...

Oi Iana!

Penso que o relacionamento é uma troca. Você está com seu parceiro porque o admira e também quer ser cuidadora dele. A pessoa tem que estar ao seu lado porque ela simplesmente sente prazer nisso!
Considero duas coisas fundamentais para manter um relacionamento: a cumplicidade e a sedução!

Aaaaahhhh! Também gosto muito do casal, viu? Desejo toda felicidade possível!

Um beijo!

Lucy said...

oi filhota, obrigada pelo carinho e pela homenagem no msn. esse dia dos namorados vai ficar na historia..receber o convite oficial de ser padrinhos do casamento de uma filha eh mto bom. amo mto vcs viu e estou contando os dias...meu vestido de paete amarelo ja esta passado rsrsrsrsr.bjsssss e felicidades
mamae canadense

Soraia Alves said...

Ahhh....tô carente!rs
Enquanto os namorados tem só o dia 12 de junho, os solteiros tem 364.hahahaha
(aquelas solteiras com dor de cotovelo né?!)kkkk!

Mas pra flar sério,por isso q tô sozinha, pq só vejo os mil namorados q o mundo quer me dar, o único que vai ser o meu namorado, Deus ainda vai mandar!

=*

Fernanda Vieira said...

Iana... passando pra pedir autorização, ja que publiquei um trecho do seu post no meu blog.

Bêjus

Ah... o blog é esse:
http://fernandasnts.blogspot.com/

Lisi said...

Meu pai sempre dizia que quando o cavalo selvagem e lindo, correndo pelos campos (pelo qual o homem se apaixonou) se transforma em um pangaré infeliz e amarrado...o homem tende a se atrair por outro cavalo selvagem.
Meu pai é cristão e psicólogo, sabe das coisas e sempre dizia para não me anular para que alguém gostasse de mim. Estou casada a 4 anos e somos o melhor de Deus um para o outro, cada um do seu jeito.
É, os pais são sábios.

i-relevante said...

Gente,

Mais uma vez obrigada por gastarem tempo comentando aqui. Que bom que vocês gostaram desse texto. Fico realmente feliz. Agradeço tb por todos as felicitações. O Dia dos Namorados foi bem bom, valeu! ;)

Lumanas, obrigada de verdade pelas palavras.

Ju, obrigada pelo que escreveu. Achei legal como vc colocou o fato de eu ter te "decepcionado". Sabe o mais engraçado? Hora nenhuma em defendi o "tomara que caia", apenas coloquei a discussão. Mas como o assunto para você já era algo definido, vc achou que aquilo era a minha opinião e me julgou por isso. O fato é que realmente não precisamos que todos concordem com nossas idéias. Particularmente eu luto muito com isso. Adoraria que todos concordassem comigo, mas a graça do Corpo está justamente no contraste entre as diferenças que permitem a unidade. Legal, né. Que bom que vc vê Cristo em mim, mas já te adianto: sou pecadora demais e com certeza teremos opiniões diferentes. Mas o fato de buscar sempre a presença e a graça divina, nos fazem um pouquinho melhor a cada dia. Bjs para vc.

Angel, eu tb!

Vet, só acredito vendo!

Carla, que bom que vc gostou. Muitas vezes as pessoas idealizam casais e acham que o relacionamento é 100% do tempo perfeito. Decidi escrever isso para mostrar que não é bem assim, mas que vale muito a pena. ;)

Fer, lavar e passar ainda vai demorar, viu.rs. Te mando e-mail.

Soraia, seu comentário me proporcionou boas risadas! rs.

Fernanda, mais que autorizada!

Lisi, palavras de sabedoria!

Ps: Fiquei feliz de mais com a quantidade de comentários nesse post!

Mila said...

Bombo esse post hein!!!

Também com esse texto maravilhoso,tinha mesmo né!!!

hehehe
bjs

Anonymous said...

Até meu pai entrou na história? rs! Lembro-me muito bem deste comentário! Sábio pai... BJOS

Ester said...

amei o que vc escreveu!!!

tudinho!


que Deus continue abençoando o amor de vcs!

:)

Rê said...

Iana! Já te admirava por "n" motivos, desde a unção, seu jeito estiloso de dançar, de adorar! Agora mais ainda depois de ler um pouco daquilo que vc pensa.
Penso que Ele me fez ler isso com um propósito .
Vc eh uma menina de ouro!
Beijos qrida!
Vou passar sempre por aqui :)