Thursday, April 10, 2008

Clube do cinema

Essa semana teve o Clube do Cinema, uma iniciativa de uns amigos para aproveitar as promoções que rolam durante a semana. Diante da difícil escolha por um filme que todos os envolvidos não tinham assistido, sobrou 2 dias em Paris.
Para começar, apesar de parecer, essa não é uma comédia romântica americanizada. O filme não é do estilo convencional, comercial. Ele é conduzido basicamente por diálogos, mas é bem engraçado. Então se você não gosta de filmes com muita conversa, nem pense em assistir. A história gira em torno de um casal (um americano e uma francesa) que mora em NY mas resolve passar férias na Itália. Na volta, eles optam por ficar dois dias em Paris, daí vem o nome do filme.

O legal é que em nenhum momento mostra a capital francesa tradicional, a "cidade das luzes", mas sim a cidade pelo ponto de vista de quem mora lá. Ou seja, os contrastes da Paris que se vende e da Paris em que se vive. Da mesma forma o enredo mostra os contrastes do casal: um típico americano neurado com ataques terroristas (que só fala inglês) e uma típica francesa liberal; mas que só se revela assim ao voltar à sua cidade. Os diálogos são recheados de ironia e sarcasmo, que conduzem toda a história e mostram também o lado nem sempre bonito de uma relação a dois. Destaque para o belo texto final, em que a personagem Marrion encerra divagando sobre sua vida e relacionamentos.

2 dias em Paris. 2 pessoas. 2 estilos de vida que formam 1 casal. Pensando assim, não tinha nem jeito do filme ser diferente.

5 comments:

Anonymous said...

lindeza.
obrigada pela dica.
quero verrr =D

saudade de vc.

beijos

dani said...

Iana, valeu pela dica do filme.
estive já em cuiabá algumas vezes, e realmente a Chapada dos guimaraes é um lugar encantador, a cachoeira véu da noiva, as trilhas...maravilhoso.
tem um restaurante lá dentro tb, chamdo:Penhasco, vc foi?
um bjo
Dani

Flávia Eller said...

Posso fazer parte do Clube do Cinema? Rs. Vc ta me devendo um email! Bjo

Iana Coimbra said...

Valeu pelos comentários, meninas.

Dani, ficamos hospedados no Penhasco. Bem legal lá.

Vet, vou pensar se te convido para o Clube, tá. rs. Feia! Odeio vc morar longe.

Bjs!

Gabi said...

ei Iana! Não vi o filme mas pela sua descrição acho q deve ser parecido com Antes do amanhecer e Antes do pôr-do-sol, vc assitiu os dois???

vou tentar ver esse =D

bjo!