Thursday, April 10, 2008

Clube do cinema

Essa semana teve o Clube do Cinema, uma iniciativa de uns amigos para aproveitar as promoções que rolam durante a semana. Diante da difícil escolha por um filme que todos os envolvidos não tinham assistido, sobrou 2 dias em Paris.
Para começar, apesar de parecer, essa não é uma comédia romântica americanizada. O filme não é do estilo convencional, comercial. Ele é conduzido basicamente por diálogos, mas é bem engraçado. Então se você não gosta de filmes com muita conversa, nem pense em assistir. A história gira em torno de um casal (um americano e uma francesa) que mora em NY mas resolve passar férias na Itália. Na volta, eles optam por ficar dois dias em Paris, daí vem o nome do filme.

O legal é que em nenhum momento mostra a capital francesa tradicional, a "cidade das luzes", mas sim a cidade pelo ponto de vista de quem mora lá. Ou seja, os contrastes da Paris que se vende e da Paris em que se vive. Da mesma forma o enredo mostra os contrastes do casal: um típico americano neurado com ataques terroristas (que só fala inglês) e uma típica francesa liberal; mas que só se revela assim ao voltar à sua cidade. Os diálogos são recheados de ironia e sarcasmo, que conduzem toda a história e mostram também o lado nem sempre bonito de uma relação a dois. Destaque para o belo texto final, em que a personagem Marrion encerra divagando sobre sua vida e relacionamentos.

2 dias em Paris. 2 pessoas. 2 estilos de vida que formam 1 casal. Pensando assim, não tinha nem jeito do filme ser diferente.

5 comments:

Fabíola Paiva said...

lindeza.
obrigada pela dica.
quero verrr =D

saudade de vc.

beijos

dani said...

Iana, valeu pela dica do filme.
estive já em cuiabá algumas vezes, e realmente a Chapada dos guimaraes é um lugar encantador, a cachoeira véu da noiva, as trilhas...maravilhoso.
tem um restaurante lá dentro tb, chamdo:Penhasco, vc foi?
um bjo
Dani

Vet... said...

Posso fazer parte do Clube do Cinema? Rs. Vc ta me devendo um email! Bjo

i-relevante said...

Valeu pelos comentários, meninas.

Dani, ficamos hospedados no Penhasco. Bem legal lá.

Vet, vou pensar se te convido para o Clube, tá. rs. Feia! Odeio vc morar longe.

Bjs!

Gabi said...

ei Iana! Não vi o filme mas pela sua descrição acho q deve ser parecido com Antes do amanhecer e Antes do pôr-do-sol, vc assitiu os dois???

vou tentar ver esse =D

bjo!