Wednesday, June 2, 2010

Despedida de solteira

Aprendi desde cedo a amar a vida. Amar quando passeávamos em família, quando íamos a casa dos meus avós, a ir a escola, a brincar na rua, a ouvir e contar histórias, amar as pessoas ao meu redor. Aprendi com meus pais e irmãs a ficar atenta aos detalhes. `Aquelas coisas pequenas que nem sempre prestamos atenção. Lembro da minha mãe dizer: “o que importa é a qualidade, não a quantidade”. E foi assim que aprendi a valorizar a vida que podia ter. Seja ela qual fosse.


Com tanta riqueza a minha volta, aprendi a dar valor `as estações da vida, tendo a consciência de que a plenitude que todo mundo sonha, o famoso “e viveram felizes para sempre” se constrói no cotidiano simples. E o mais importante: o que é ser feliz para mim pode ser diferente do conceito de felicidade do outro. Aprendi a sonhar, mesmo que as circunstâncias não fossem tão favoráveis. Hoje posso dizer que em 26 anos vivi muito, o que me traz a sensação de ter um coração cheio.


Amei minha infância, minha adolescência e minha vida adulta. Amei as amizades que construí, os relacionamentos que desenvolvi, os meus encontros e desencontros. Amei minha vida de solteira. Aprendi a valorizar esses anos, certa de que era um período único. Um tempo precioso demais.


Nunca fiz do casamento meu ideal de vida. O meu objetivo final. A minha meta sempre foi viver muito. Ser feliz hoje, agora, dentro das oportunidades que me surgem. Acho que isso foi influência da minha mãe, que sempre ensinou a mim e as minhas irmãs a lutarmos pelos nossos sonhos, a estudar muito, a trabalhar para conquistar o que desejássemos. E que se no meio do caminho aparecesse alguém legal para compartilhar a jornada, ótimo. Senão, nossas vidas não podiam ser condicionadas a busca pelo “príncipe encantado”.


Aprendi a amar ser solteira e a desfrutar dos benefícios exclusivos a essa época da vida. Quando poderia dormir tantas noites seguidas nas casas das minhas amigas? Quando poderia decidir passar um final de semana em São Paulo e simplesmente pegar o ônibus e ir? Quando poderia viajar sozinha sem destino com uma mochila nas costas? Quando poderia investir meu salário e economias só nas minhas prioridades? Quando poderia tomar decisões baseadas exclusivamente na minha vontade? Quando eu poderia ter viajado tanto e me dedicado ao máximo `a minha vida profissional? Quando eu poderia ter dúvidas sobre quem eu queria ao meu lado para a vida toda?


Aprendi a ser independente e a amar a minha independência. Nesses anos fui muito dona do meu nariz e construí um estilo de vida muito meu. E com toda determinação que me é peculiar, não deixei que nada tirasse o foco do que tracei para mim. Tá. Quase nada. Confesso que algumas vezes quase me perdi de vista...


Hoje me caso. E quando escrevo essa frase ainda acho estranho. Um estranhamento delicioso, que vem com frio na barriga e muita alegria. Amei muito a minha vida de solteira e sei que amarei minha vida de casada. Não que uma coisa seja melhor que a outra, mas sim porque a vida muda e precisamos aprender a mudar com ela. Sei que amarei o novo capítulo da minha história porque escolhi, sem nenhuma dúvida, para estar ao meu lado um cara que ama a vida e tudo o que ela pode oferecer. Um homem que ama a minha história, o me jeito e trejeitos. Uma pessoa que ama os meus detalhes e as cores ao meu redor. O homem que eu amo. E é ao lado dele que hoje começo a minha mais nova aventura. E que seja a melhor de todas!

40 comments:

Naiara said...

Primeiro queria dizer que depois de cinco meses sem escrever foi ótimo ver você aqui novamente. Desejo toda a felicidade à nova etapa da sua vida. Deus os abençõe! :)

Paloma said...

Muito bacana seu texto! Melhor ainda é casar com essa certeza de que teve uma solteirice feliz!
Muitas felicidades nesse dia tão especial e nessa nova fase de sua vida. Casar é bom demais!

Carolina Vilela said...

:)))))

Viviane said...

Iana,
Felicidades, que o Senhor seja a base deste casamento e que vcs sejam muito felizes... Um beijo

Mari Mel said...

Ahhh Iana! Que texto lindooo! Acho que mais um ano vou me aproveitar de trechos dele para compor o meu texto de dia dos namorados, sem namorado...rs! Eu espero e desejo que vc seja muuuuito feliz nessa nova fase da sua vida, tenho uma simpatia e um carinho enoooorme por vc, então no que depender da minha torcida vc já sabe, vai dar tudo certo. Tenho certeza que vc vai ser uma noiva maravilhosa e que seu casamento será a sua cara! Beijos com muuuito carinho!
Mari

Anonymous said...

Que delícia ler tudo isso!
Voces serão felizes sim porque Jesus certamente será o maior elo, a aliança e Aquele que vai ensinar bem de pertinho a nova caminhada.
Feliz por você, embora nao tenho conheça pessoalmente, já oro e torço muito por você.
Um beijo
Ivy

ETA said...

Olá Iana...
Em um antigo blog meu uma vez você comentou um dos meus posts sobre Casamento, e disse q se espantava por eu e meu noivo (na epoca) morarmos tão distantes e como deveria ser dificil esse relacionamento ja que nos viamos apenas de 4 em 4 meses... rss
Pois é Iana, Deus em sua maravilhosa graça e criatividade tem escrito a cada dia lindas histórias de amor como a minha e a sua! Histórias muito particulares mas q impressionam pela qualidade e riqueza de detalhes que cada uma delas tem. Hoje com certeza é um dia muito especial, viva cada segundo dele, guarde os detalhes, o cheiro e o gosto de cada coisa, guarde as sensações e as emoções, elas são incríveis mas infelizmente as fotos e os vídeos não podem gravá-la em sua totalidade, apenas vc poderá revivê-las qdo se recordar de cada detalhe do dia de hoje... Aproveite, se divirta, relaxe, tente pelo menos rss e seja feliz, muito feliz!
Que Deus continue a te abençoar e que essa nova fase da sua vida, seja marcante como foi sua vida ate aqui.
Bju grande Michelle.

Anonymous said...

E de repente a vida consegue ficar ainda melhor! Eh isso que vc vai viver! Felicidades! Ariana

Cida Rainha said...

Lindo Iana! Que bom que você compartilha conosco desse momento...

Que este casamento venha acrescentar na sua vida e que você seja feliz em qualquer circunstância, que Deus continue sempre presente.

Deus te abençoe! Um beijo

Anonymous said...

Nosso que lindo Iana, como esperava um post teu, e quando escreveu, escreveu algo tão profundo e reflexivo, também vou me casar esse ano e sabe como eu estou né?!? Bem ansiosa, mais uma ansiedade que traz felicidade, não sei se saberia expressar bem os meus sentimentos (no dia do meu casamento) assim como você fez, estou muito Feliz!
Vi que escreveu que sua vida é uma história, sempre tive em minha mente que Deus é o escritor e nós somos o lápis, ele quem faz a nossa história e nós estamos aqui para executar da maneira que ele quer (sermos guiados por ele) por isso tenho certeza que terás uma continuação da história ( O Fantástico Mundo de Iana Parte II) linda e muito feliz! :)

Beijinhos Camila

Deus te abençoe você e seu amado!

http://camilacastrofernandes.wordpress.com/

Anonymous said...

Iana!!!!Que bom te ler de novo! rs
Lendo seu texto pode-se perceber que você está "preparada" para se casar! rs
Tá bom, realmente preparada a gente nunca está, mas isso a gente só descobre depois....rsrs
O que quero dizer é que quando você relata as experiências que você só poderia passar durante a vida de solteira, fica claro que você tem consciência das implicações do que é ser "uma só carne".
Para muita gente isso não é nada óbvio, pra outros não tem nada a ver....e é aí que tudo começa mal.

Parabéns pela sua maturidade.
Parabéns para a sua mãe que te ensinou a ser feliz.
Parabéns por esta nova e deliciosa fase!

Com carinho,
Alessandra

Raphaela said...

Iana,
é mais que merecedido esta benção em sua vida, deus te abençoe!!!

beijos grandes!

Raphaela

Alê said...

Oi Iana!

Parabéns para você e o Fred.
Desejo muita felicidade e que a caminhada de vocês seja repleta de bênçãos!

Gostaria de estar aí para ver você linda entrando de noiva, mas a distância dificulta tudo.

Já incumbi as meninas de tirarem muitas fotos e enviarem!

Bjão!

Anonymous said...

Ahnen! Você vai me trocar!... só pq que eu queria casar com você! rsrs
Brincadeira :) ///// Seja muito feliz nessa sua nova fase, vc e seu novo companheiro de aventuras da vida!
Depois vc tem que contar pra gente como está sendo essa sua nova fazer lá na Rede Super também!... Deus Abençõe! Tiago Zuri

Aline Adães said...

Uau!!!

Que bom que, mesmo em meio a tantas polêmicas, vc não deixou de compartilhar esse momento.

Saudações de uma solteira que está aprendendo a ver o lado bom da solteirice mediante seu post!

Jaque said...

Oi Iana,

Que bom lê-la novamente. É muito legal ver que têm pessoas que pensam como a gente. Eu também sou assim, tentando viver o máximo que a vida me oferece, independente de estar ou não casada. Afinal de contas, quem disse que para ser feliz você tem que ser casada? Sou FELIZ e desfruto do privilégio de ser solteira. Sozinha NUNCA!!
Espero que você seja muito feliz e que cada dia nessa etapa da sua vida seja ÚNICO.

Abçs e Deus te abençoe.
Jaque

Adriany Teixeira de Araújo said...

Bom abrir aqui e ver vc escrever eu tinha crtza que vc estava nos reservando algo especial...

Iana que este novo capítulo seja coberto de felicidades das bençãos do Senhor!!!

Felicidades a Você e ao Fred

Michele Rodrigues said...

Olá Iana,
Ao ler o seu post, fui lembrando da minha própria história...
É ótimo louvar a Deus pela solteirice e entender que encontrar alguém pra dividir a vida não é um alvo mas sim consequência da vida feliz que levamos.
Que vocês sejam muito felizes mesmo quando o estresse subir à cabeça e vocês brigarem. Sempre haverá um caminho para a reconciliação. Os primeiros dias são difíceis porém lindos. Vai ser ótimo vc se redescobrir a cada manhã.
Hoje eu tenho quase 3 anos de casada e espero o primeiro filho.
É uma nova história se iniciando pra você. Aproveite cada página, cada detalhe, cada nota de rodapé.
Felicidades!
Bjs,
Mi

Cíntia Mara said...

Parabéns pelo casamento, Iana!
Que seja uma aventura maravilhosa para ambos.
Beijos

Monicke Stephany said...

Bom Iana;te acompanho já a algum tempo e me identifico muito com os seus textos!
Obrigada por ser benção em minha vida, me ensinando a valorizar cada etapa dela!
Que Deus te abençoe muuuuitooo
nessa sua nova fase!
Espero um dia te conhecer pessoalmente!Abraço!!!

Unknown said...

Iana,
Como seus textos falam comigo....
Amo ler tudo o que você escreve (acho que já te disse isso pessoalmente rsrs)
Sei que vocês serão extremamente felizes, pois simplesmente é a "lei da semeadura" e você sempre semeou felicidade às pessoas, até mesmo sem falar ou agir...
Que o Senhor os abençoe abundantemente nessa nova "aventura" que é viver!!!!
Te admiro muiiiiito!!
Edna Florentina

Jairo Lopes said...

Eita... nosso Deus é espetacular em escrever histórias de amor...rs

Parabens Iana... Felicidades para vocês nesta nova etapa!

Estou solteiro e certo de que Deus esta escrevendo nossa história também (minha e da minha amada)...rsrs

Abraços

Paulo Victor said...

Que bom, Iana! Feliz de verdade por vocês.
A essa altura o frio na barriga e o estranhamento já deve ter passado, mas não tem erro não. Certamente, vcs são um dos poucos casais que se unem conhecendo-se de verdade, nas minúcias do convívio de longos e longos anos.
E, além disso, o caráter, a honestidade e a sinceridade que transparecem ter um pelo outro fazem a diferença, assim como também o faz a rocha sobre a qual vocês firmam essa união.
Sejam muito felizes. E volte pra cá e pro blog cheia de gás! Toda serelepe pra poder compartilhar mais e mais belos textos como este. hehe.

Bjão procês.

GANDRA said...

Olá Iana!! Parabéns pelo casamento e pelo texto maravilhoso que externa toda a sua felcidiade!!! Que nesta nova etapa da sua vida vc possa continuar a epxelir essa vontade de viver cada dia com qualidade e não quantidade!! Tudo de bom e mais uma vez muitas e muitas felcidiades!!! Bjos

Butterfly Blog said...

Ola!!
Parabéns pelo casório!!
Deus abençoe ainda mais esta união, amém!!!

Carol said...

PARABÉNS!!! Q DEUS CONCEDA TODOS SEUS SONHOS!!! Q ESSA NOVA ETAPA POSSA SER ABENÇOADA!!!FELICIDADES!

Lumanas said...

Oiee...Iana
Estamos muito felizes não só pela postagem linda que você fez, mas por você ter voltado. :)

Olha, desejamos o melhor a vocês. Que Deus venha abençoar esse casamento dia após dia. Que a alegria, a prosperidade, a benção de Deus repouse sobre o seu casamento.


Deus te abençoe!
Não suma mais, viu! rs

bjus... ;)

Anonymous said...

olá, iana bem vinda ao tima das casadas!porfavor gostaria que acesse meu blog, ñ sei se vc vê estes comentários mas ...
adufesedancas.blogspot.com
a paz!
Mirian Telemaco

Tatiana said...

Ai, Nana!!

Que bom que você veio trazer a todos boas novas!! Rs

Vi uma foto do casamento que a @niveasoares postou e achei linda!!!

Com toda certeza seu casamento vai ser benção como o meu tem sido e de tantos outros também.

Mas cada um tem a sua essência, tem o seu saborzinho...

Eu simplesmente desejo tudo de bom e que tudo continue dando certo após festa, lua de mel...

E posso te falar que foi triste sair de casa, no meu caso, mas não me arrependi em nenhum momento de ter entrado de corpo e alma nessa aventura maravilhosa que é o casamento. Temos nossas tribulações, maus humores, aperreios, às vezes as finanças não estão em alta gerando assim desconforto... Mas tudo isso passa. É o mínimo. I-relevante. Torna-se piada depois que passamos por cima desses problemas.

Mas que casamento é bom, é!! Rs Em todos os sentidos!!! Rs

E esses primeiros momentos são deliciosos. Curta cada um deles.

E espero que você continue aqui com a gente contando as novas experiências e mantendo a amizade virtual da mesma forma que começou. #saudadesdevocêresponderoscomentários. Rs

Beijos.

E a vida continua....

Ka said...

Iana, que texto legal! Deus nos abencoe ricamente, em especial vcs dois! Entre de cabeca nesta sua nova ´aventura´ pq a vida e so uma e curta! Muitas felicidades ao casal!!!

Aline Montado said...

Amei o post, fico feliz por você Iana. Eu também me identifico com esse pensamento de aproveitar a fase de solteira e ter outros alvos para a vida. Agora chegou uma nova fase em sua vida que também vai ser maravilhosa. Cada fase é uma dádiva do Pai. Seu testemunho me alegrou, abraços.

Anonymous said...

Oi Iana, fiquei muito feliz com o teu casamento, presente de Deus na tua vida.
Que o amor entre continue a ser construido passo a passo... lembrem-se sempre dos momentos de namoro e nunca esqueçam da aliança de Deus entre voces è eterna.
Love u.
.s - nao te mandei o nosso endereço... mas no problem, saibam que tem "um quarto de Eliseu" aqui em casa. tbm. Bjos

*Natália Caplan* said...

Nada como voltar em grande estilo! Estava com saudade dos teus textos e amei poder "fazer parte" deste momento tão importante da tua vida. Que a tua vida de casada seja tão maravilhosa quanto os anos de solteira! Lembre-se do cordão de 3 dobras: você + Jesus _ teu marido.

Beijos,
Natália Caplan (Manaus)

Taty said...

Querida Ianaaaaa!
Iupiiiiii
Lindo post! Uau

Muitas felicidades e tenho certeza que você vai amar "As Novas Aventuras de Iana Acompanhada"! Ainda mais com esse coração teu! Mal posso esperar para ouvir as cenas dos próximos capítulos!

super feliz por vocês.!
Um super beijo aos dois e muitas muitas felicidadeees `a vista!

Anonymous said...

PARABÉNNNNSSSSSS! Acredite você vai amar mais ainda a vida de casada!

Tatiana said...

Ei, Naninha...

Definitivamente amei suas fotos.

Sério, mooooooooorri de rir com a cara das gêmeas. Ques figurinhas, viu? Amei!!!

E já se foi a primeira semana, hein... Rápido, né?

Tô esperando você por aqui para a gente trocar "figurinhas" domésticas, dotes culinários, etc, viu? rsrs

Tenho esperança de você voltar a responder nossos comentários. Reciproque!!! Please!!

E feliz dia dos NAMORIDOS! É, para nós casadíssimas, é mais incrementado. rs

Beijos e ótimo final de semana pra vocês!

alinemotta said...

Ops! Vi tb suas fts...

A que mais gostei : making of - P e B - vc de bobs - uma lágrima escorrendo...

P-E-R-F-E-I-T-A!

Anonymous said...

Que momento lindo! Chorei só de ver as fotos...

Que Deus os abençoe imensamente, que a aliança entre vocês três seja fortalecida a cada dia.

Não esquece da gente.

Beijo

Cida

Jô Nascimento said...

Olá Iana! A paz!
Meu nome é Joelma sou de Niterói-RJ
acompanho o mudança á algum tempo...
Escrevo aqui em seu blog para te desejar o melhor que DEUS possa ter para sua vida de casada...pois ELE sempre tem os melhores planos para nossas vidas...
Que você possa ser muito feliz, que o nosso DEUS cubra suas vidas de Amor,Paz,Paciência,Perdão,Unção e comprensão e tudo mais que buscamos em uma vida á dois...
Também me caso esse ano...
Fica na paz de CRISTO amada...
Seja muito feliz!!!!
Abraços,
Joelma Nascimento.

Hellen Costa said...

Olá, Iana! Me chamo Hellen e, embora não nos conheçamos, me identifiquei um tanto com o que aprendi de você nos últimos dias.
Sou noiva, e fui até à Agência Uai na busca por mais um fornecedor, e (como é de se imaginar) me encantei pelas fotos... em especial pelos seus books! Ao pesquisar na internet, encontrei seu blog, e gostei muito de tudo que li.
Também sou cristã, sou levita e filha de pastora, amo a Deus acima de tudo, minha família e escolhas são minha prioridade. Adoro escrever, embora tenha seguido os rumos da Publicidade, sou do dia 21 de agosto (just like u!), e tenho a certeza que encontrei o amor de minha vida!
Por sua cerimônia ter sido tão linda e cheia de significados, pensei que talvez você pudesse me dar algumas dicas/indicações.
Me caso no dia 08 de setembro de 2012, e embora falte mais de um ano, sinto que estou até atrasada com os preparativos.
Meu email é hellen_sarah@yahoo.com.br, e agradeceria muito se pudesse me ajudar.
Por fim, desejo a você toda sorte de bençãos, e que essa nova fase continue cada vez mais encantadora, com todos os desafios e sabores que ela traz.

Com carinho,
Hellen.