Monday, January 7, 2008

Qual foi a última vez que você foi ao teatro?

Todo ano acontece em BH a Campanha de Popularização do Teatro e Dança. Essa é a 34ª edição e é incrível como os espetáculos ficam lotados. Além da divulgação e da diversidade de atrações (quase 100), o preço é fantástico: R$8,00. Só esse final de semana assisti a duas peças: Casais quadrados, camas redondas e Perigo! Mineiros em férias.


A primeira eu e o Fred assistimos logo a estréia no Marista e é bem engraçada. Joana é casada e fiel a Felipe, que é amigo de Oscar, casado com Linda. Oscar pede ao amigo o apartamento emprestado para uma aventura com outra. Sem saber de nada, Linda pede o mesmo a Joana. Sabendo que os patrões estariam fora, a empregada combina com o decorador de também passar a noite no mesmo apartamento. A confusão está armada. O roteiro trabalha os estereótipos: a loira burra, o marido paspalho, o decorador gay, etc. Sendo sincera não aguento mais esse tipo de personagem, mas é tudo tão bem costurado que ri demais. Aliás, até os atores se matavam de rir, ficando difícil retomar as cenas. Muito divertido. Definitivamente recomendo.


Perigo! Mineiros em férias é uma encenação que queria ter visto há tempos por ser um sucesso de público. A história é simples: uma família de BH que vai passar férias na praia (nada mais típico). Porém, o bangalô reservado foi alugado ao mesmo tempo para um casal hippie, e é a partir daí que a trama se desenvolve. Novamente os estereótipos são usados e abusados - mas nada de gays. É bem divertido, porém o teatro Santo Agostinho é péssimo! Também achei longo demais... Mas por R$8,00 vale.


Enfim, teatro é cultura, mas infelizmente poucos desenvolvem o hábito de assistir a peças, o que é uma pena. É maravilhoso ver o enredo ser constuído à sua frente e estabelecer troca com os atores. Eu amo e quero assistir a vários espetáculos dessa campanha. E recomendo mais ainda com um preço tão barato! Afinal, não é toda cidade que proporciona isso para a sociedade. Ponto para BH.

9 comments:

Land of Marcelo said...

Uns 3 anos atras... fui ver Romeu & Julieta num Teatro/Pub daqui. Precisamos voltar la.

Tábata said...

Aqui em São Paulo tbm tem bastante festivais neste estilo...sempre de amadores super talentosos. Já assisti peças 'esteriotipadas' e outras muito inovadoras...e pra quem não tem muita grana essa é a única solução...sempre bem vinda por sinal...
até!

Anonymous said...

que bom que vc aderiu á dica amiga..o filme eh bom mesmo..e eu fui influenciada pela sua dica...miss saigon sexta feira...e ameiii...
beijos

Anonymous said...

Oi Iana!
Também amo teatro! Acho ótima esta campanha que acontece em BH.
Ano passado assisti a peça "Inimigas íntimas", chorei de rir, mas concordo com você que o esteriótipo de algumas personagens também já cansou minha beleza.
Assim que der vou correndo ao teatro aqui em Sampa, gosto demais!
Bjim!

Diário de uma produtora de Eventos!!! said...

Teatro...
Taí um passeio para fazer com o Gui...
Valeu pela dica!!!!
Bjokas Amiga!!!!

Anonymous said...

Ei Iana,
Minha mãe sempre vai quando tem essa campanha. Ela me disse dos valores dos ingressos. Eu amo o teatro, desde que fui a primeira vez em Bh, tinha uns onze anos me apaixonei. Pena que não vou muito aqui pelo valor $$$$$. Vou indicar as duas pros meus pais também.
Beijos pra vc, valeu a dica.

Vanessa Trotta said...

Oi Iana,

Ano passado assisti a uma peça, não me lembro o nome, falava sobre dois casais gays que queriam ter filhos.

A peça nem era tão engraçada, mas chorei de rir porque minha sogra que escolheu, sem saber, levou uma senhora idosa (crente daquelas que são quase uma santinha)que ficou escandalizada! Aí não teve jeito, minha sogra ficou tão constrangida que rimos muito!

Um beijo!

Gabi said...

Iana, valeu pela dica da primeira peça. Tentarei assistir agora na campanha. Qto a segunda, não sei pq mas nunca me interessei em assitir... quem sabe num mudo de idéia.

bjus!!

Anonymous said...

Oi meu amor..
Olha eu aqui.. Falei que um dia eu ia aparecer..rsrsr
Tô passando mesmo só para reforçar seu texto e incentivar o pessoal de BH a ir ao teatro , pq é legal e BARATO!!!!
Bjo amo vc...