Thursday, October 29, 2009

A Europa muda tudo

Já ouvi dizer que Paris muda tudo. Na minha opinião a Europa muda tudo. Porque conhecer um mundo que é tão carregado de História, que possui um senso de civilidade tão grande, que tem uma riqueza cultural tão antiga, muda muita coisa. Muda a sua forma de se ver, de enxergar o mundo, de compreender o que é diferente. Costumo dizer que uma viagem para fora tem o poder de fazer o universo girar dentro do indivíduo, enquanto, de certa forma, o seu local de origem muitas vezes permanece o mesmo. Não, isso não é regra. É apenas a forma que eu penso.

Estar na Suíça me faz sentir tudo isso. Amo a forma como o suíço (e o europeu em geral) cuida do que é seu. E na minha opinião é justamente isso que gera tanta mudança, e tanta diferença. As pessoas respeitam o patrimônio público porque para elas isso lhes pertence. Elas atravessam a rua na faixa de pedestre porque isso é para o bem coletivo. Elas respeitam o que pertence ao outro porque assim o seu bem também é respeitado.Hoje achei lindo um cara sentado na beira de um lago quase no centro da cidade de Zurique com um Mac aberto e trabalhando normalmente. É uma sensação de segurança absurda. Vai tentar fazer o mesmo na Lagoa da Pampulha, em BH...

Então, para mim essa fica sendo a lição de hoje: cuide do que é seu. E isso não quer dizer somente daquilo que tem o seu nome. Cuide da sua cidade, do seu bairro, da sua rua. Cuide da História e da forma como os outros verão o lugar onde você vive. Jogue o lixo no lixo (parece óbvio, mas tem gente que não faz nem isso), não vandalize (escrever o nome em monumentos para “marcar” a sua presença vai por aí), não apoie “atos revolucionários” que se manifestem por meio de depredação. E acima de tudo: seja gentil.

É assim, nos pequenos atos mas na grande consciência, que eu creio que a gente começa a construir uma bela História.



Ps: Nem tudo é perfeito, eu sei. E tenho certeza que mais para frente verei coisas que me levarão a outro tipo de reflexão, mas não podia deixar de escrever sobre esse lado incrível do “Velho Mundo”.

Ps2: De cima para baixo as duas primeiras fotos são de Zurich. As duas de baixo de Luzern e as seguintes de um vilarejo chamado Emmetten.

26 comments:

Paulo Victor said...

Realmente, a História nos transforma. E não há como estar na Europa e não ser imerso num mundo riquíssimo de culturas e povos milenares.
E esse "estranhamento" é bom para percebermos o que há de bom e o que há de ruim em nós: o que devemos valorizar e o que devemos mudar.
Somos herdeiros de uma realidade social triste - infelizmente, em grande parte, causada pela exploração dos civilizados daí, que nem sempre foram tão certinhos... hehe -, que nos impede de termos o grau de segurança e a sensação de confiança que percebemos no velho mundo.
No fim das contas, it's all about social capital. E ainda precisamos de muita transformação cultural, na educação, na realidade econômica, na redução das desigualdades, para que possamos atingir um nível aceitável de capital social. Só espero que não precisemos chegar a ter uma história também milenar, pra vivenciarmos esse novo comportamento do povo brasileiro.
Somos, por mais clichê que isso possa ser, um povo apaixonado, altruísta, hospitaleiro... temos potencial para muito! Sonhemos com o dia em que saberemos utilizá-lo.

Bjs.

PS: Fotos belíssimas!

Leandro Silva said...

Iana,
Obrigado por compartilhar esta lição!

Muito lindas as fotos!

Um abração!

Aline Adães said...

Oi, oi...

Levando em conta que no post anterior vc pediu para opinarmos, sugerirmos e etc, sugiro que vc vá às ministrações do DT aí na Suiça e dê um abraço na Ana por todos nós. ;)

Abraço!

Paulo said...

Ei Iana acabei de chegar do nosso encontro!

E no caminho para casa, caiu a ficha que a nossa fotografa está muito longe! rsrs brincadeira mocinha. Passando pra dizer que você faz falta. Um grande abraço e aproveite muito.

Dias abençoados na prática da palavra.

Paulo

Paulo said...

ahhh,,, voltando pra dizer que as fotos estão sensacionais! Fuiii!

Unknown said...

uau! simplesmente amei as fotos!!! aproveite bastante!!!!!

leonardotr said...

amos suas fotos Iana!!

Anonymous said...

Ei Iana,
Ótimo texto! Concordo plenamente com seu ponto de vista. Não tem coisa mais feia do que vandalismo e coisas do tipo. Viajar é mto bom. Apreciar a cultura e costumes de outros povos é fantástico. Aprender com eles é melhor ainda. Ah... e comparar algumas coisinhas com a realidade brasileira pode ser tão triste quanto engraçado. rs..
Europa deve ser um sonho. E tenho a impressão de que cada pedacinho que visita, aprende-se um pouco mais de sua história.

Mencionando BH, saudade de la!

Great pictures, by the way. E bom aproveito procê! :)

Daniel Guanaes said...

Realmente a capacidade do europeu de cuidar do que é seu é impressionante. Isso, é claro, é fruto de todo um sistema. A forma como eles construíram sua história é bem diferente da nossa. Mesmo assim, vale a pena ver que é possível viver nesse mundo mau, guardando princípios que visam o bem individual e coletivo. Amo meu país, mas sei que vou estranhar quando tiver que voltar a viver no faroeste carioca. Aqui fora a gente acaba esquecendo disso. Anyway.

Unknown said...

Nossa Iana, que bom que ir a lugares diferentes nos fazem refletir sobre tudo, ainda mais quando vamos em favor do Reino. Deus muitas vezes nos leva para que possamos pensar e analisar o que temos feito até aqui, nos mostra que muitas vezes nossas concepções e verdades não bastam apenas, temos que conhecer outras e ver outras para melhor agir e desenvolver aquilo que Ele nos deu.

Deus te acrescente cada dia mais e que não pare por aí, porque mais e mais virá até que cheguemos a estatura de Deus.

Abraços!

Lê said...

Nossa Iana!
Que sonho... realmente tudo muito lindo!

Bjs e continue curtindo!

Tatiana said...

Bonjour Iana!

Pelo visto, a viagem está sendo bem aproveitada, não é mesmo?
E isso é bom demais!
Realmente é muito bela a cidade, aliás, a Europa em si.

Mas em tudo descrito no post atual, me leva sim a uma reflexão sobre o respeito que devemos ter sobre aquilo que nos pertence. Como na nossa cidade, nosso país sofre com essa falta de ética e de valor!! É lamentável. Coisas que nos custam tão pouco fazer, achamos tão difícil, não é mesmo? Infelizmente existem pessoas que não estão nem aí. O Brasil em si é tão sujo, com pessoas tão mal educadas no trânsito (isso vale para pedestres e motoristas), os idosos não são respeitados, a educação pra lá de ruim, entre tantas outras coisas... Eu sei que isso não vem de agora, vem de outras gerações que está afetando as atuais, mas está hora de mudarmos o conceito e tentar mudar um pouco a história no nosso Brasil que é tão lindo.
Eu sei que aí não é o cume da perfeição, têm lá os seus problemas como em qualquer outro país. Mas com certeza têm muito mais a nos favorecer com seus exemplos.

Não pixar os monumentos e muros, jogar o lixo no lixo com certeza pode ser o início. E isso é responsabilidade pública, responsabilidade do cidadão.

Beijos procê mineira! :)

Tati

Ana said...

É bom ser rica, né?

Passear nesses lugares então...

No meu caso, vou ter que trabalhar mais um pouquinho pra conseguir pisar nas terrinhas europeias!!!

Mas divirtam-se!!

:)

Anonymous said...

Que Belo post!!
Lindas as fotos..
Que Deus continue falando ao seu coração, e que vc compartilhe conosco pra abençoar nossas vidas tbm..

Beijos..
Tarciana (Recife/PE)

Unknown said...

OLÁ! AKI É A PATY BAIÃO

LINDAS FOTOS, ESSa REFLEXÃO VEIO DE ENCONTRO AO QUE EU ESTAVA CONVERSANDO COM UMA DAS COLABORADOS DO MINISTÉRIO DE TEATRO, O CUIDADO QUE DEVEMOS TER COM AS COISAS DO MINISTÉRIO, E A FALTA DE SENSO DE CUIDADO QUE AS PESSOAS TEEM PARA COM AS COISAS DA IGREJA. MAS HÁ ESPERANÇA ENSINANDO O CUIDADO E O RESPEITO A SI MEMSO E AOS OUTROS O FUTURO SERÁ MELHOR EM NOME DE JESUS!

BJS.

Monique Queiroz said...

Yesss!! A Suiça é linda mesmo! Qju legal que vcs vao poder fazer um documentáriooo! Ameeei...
Manda beijos pra flavetee ai, nao sei quem é a terceira integrante!!
Mas divirtam-se mtoo ai nas Zuropa!
meijos linda...
Quero ver mais fotos depois!

Jaque said...

Iana, que lugares mais lindos!!!
Amei as fotos!

Bjss
Jaque

*Natália Caplan* said...

Viajar para lugares diferentes realmente deve transformar nossa maneira de ver o mundo...
Amei as fotos, principalmente, a do chalé! Muuuito lindo!

Beijos!

Natália Caplan
Manaus - AM

Unknown said...

Olá, Iana
Suas fotos estão lindas, parabéns. Lugar incrível, esse né. Aproveita bem a viagem, fotografe bastante e vai postando pra gente... se der tire uma bem bonita do meu trompetista favorito, rsrsrsrs... Fica com Deus. bjim

Unknown said...
This comment has been removed by the author.
Anonymous said...

As fotos por ai também ficam mais que perfeitas né?rs!
ótima reflexão Iana.
É obvío que as mudanças são inúmeras em relação a Europa e aqui.Socialmente falando são mudanças gritantes.Mas se cada um de nós seguir simples coisas como estas que você postou aí poderíamos sim nos elevar a um patamar melhor do que vivemos.!

P.S:Amei a foto q tem você.Linda como sempre.

Toda sorte de bençãos a sua vida sempre.!

Iana Coimbra said...

Paulo: Assino embaixo.

Leandro: Obrigada!

Paulo: A fotógrafa tá em outros cantos! rs. Aproveite lá por mim. ;)

Sah: Obrigada!

Leonardo: Obrigada!

Marina: Adorei seu comentário!

Daniel: Tem quanto tempo que vc tá fora?

Charlão: Amém!

Lê: Adorei o seu conselho!

Tatiana: Isso mesmo.

Ana: Não sou rica, e imagino que deve mesmo ser mt bom. Eu trabalho muito, e sempre aprendi a ter foco naquilo que eu queria. Então crio projetos. Que podem ser viagens, ou adquirir alguma coisa. É só uma questão de planejamento, sabe. Trabalhe, tenha foco que te garanto que é possível. Bjs.

Tarciana: Amém.

Paty: :)

Monique: A terceira é a Torre. Depois coloco foto dela aqui. Beijão!

Jaque: :)

Naninha: Bjs!

Andreia: Pode deixar que vou fotografar! Aliás! Já até fotografei! hehehe

Uerlle: Valeu!

Cíntia Mara said...

Lindas fotos! Tem razão, nem tudo é perfeito, mas tem muita coisa boa por aí que podemos aprender.
É legal vc registrar todas as suas impressões assim e o que está absorvendo de bom na viagem.

Bjo

Paloma said...

certíssima! lindas fotos!

Fabrícia Nunes said...

Iana!!!!! estou amando viajar com vcs rsrrr.
Realmente deve estar muito legal a viagem d vcs.
Bjs

Pri Narvaes said...

Nana, que fotos lindas!!!
Depois que conheci o primeiro mundo, tive exatamente esta percepção, que estes anos de civilização fazem a maior diferença. Quero Europa de novo!!!
AMO
BJOS