Friday, July 11, 2008

Você já prestou atenção ao livro de Deuteronômio?

Li recentemente todo o livro de Deuteronômio. Confesso que achei um dos mais lindos de toda a Bíblia. Lá estão as palavras finais de Moisés, antes de morrer e antes do povo de Israel conquistar finalmente a terra prometida.

São palavras nem sempre boas de ouvir, mas necessárias para qualquer pessoa. Este é basicamente um livro de sábios conselhos e orientações que servem perfeitamente para os dias atuais. Nele Moisés relembra trechos importantes da saga do povo pelo deserto, as derrotas e as vitórias, sempre trazendo à memória algo de extrema importância: quem foi Aquele que os tirou do Egito. Sim, Ele tem prazer em nos lembrar de onde viemos, do que fomos libertos, de quem Ele é, e o que está preparado em Suas promessas.

Me impressiona o fato de Moisés já saber que o povo iria cair novamente, mas mesmo assim reiterar em todo tempo a importância da fidelidade ao Deus Vivo. Ao mesmo tempo ele também sabia que jamais pisaria na terra, tendo esse sonho de tantas décadas frustrado. Todavia, ainda assim, ele levou o povo até onde lhe foi permitido. Ele cumpriu sua missão pessoal.

São vários os trechos que gostaria de memorizar para sempre, mas compartilho aqui alguns dos meus favoritos: os capítulos 11, 28, 29 e 30.

Para encerrar este post, opto pelos preciosos versículos 1 e 2 do capítulo 11:

"Amarás, pois o Senhor, teu Deus, e todos os dias guardarás os seus preceitos, os seus estatutos, os seus juízos e os seus mandamentos. Considerai hoje (não falo com vossos filhos que não conheceram, nem viram a disciplina do Senhor, vosso Deus), considerai a grandeza do Senhor, a sua poderosa mão e o seu braço estendido (...)"

13 comments:

Lumanas said...

Oie Iana..
prestamos sim..ele é 5° livro da bíblia, mais conhecido como um dos livros dos pentateucos-hehe.(bagunça nossa..rsrs)
Mas, falando sério agora. Lemos este livro só 1a vez, pois não lemos o velho testamento todo ainda, só o Novo. Este vers é bonito mesmo.
Mas,daqui a alguns dias chegamos nele. rs

bjus..Deus te abençoe!!

Soraia Alves said...

Taí, algo me intrigou agora...
Tenho pedido muito para que Deus direcione os meus sonhos porque realmente não quero passar a vida sonhando com algo que não acontecerá na minha vida, mas isso aconteceu com Moiséis...
Fiquei na dúvida agora, Deus permite com que sonhemos coisas que não são pra gente??? Mas eu quero viver os sonhos dEle pra mim...não quero um dia olhar para trás com olhos frustrados por não ter realizado algo que realmente desejava.
Acho melhor pedir sabedoria...rs

beijo Iana!

Michele Rodrigues said...

Olá Iana,
Eu gosto muito de Dt 10:12, 13... são palavras de Moisés que guardo sempre no coração:
"Agora, pois, ó Israel, que é que o SENHOR teu Deus pede de ti, senão que temas o SENHOR teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma, que guardes os mandamentos do SENHOR, e os seus estatutos, que hoje te ordeno, PARA O TEU BEM?"

Vemos aki que os mandamentos do Senhor são para nosso bem. Completa Samuel né, "obedecer é melhor do que sacrificar".
Mil beijos,
Mi

Unknown said...

É,Moisés realmente foi um homem de Deus,saber de tudo isso e perseverá!!
Obrigada pelas dicas Iana,não deixe de postar não,vc abençoa vidas atravês do blog,(pelo menos a minha,rsrs)...

Deus abençõe

Ah e a gravação foi uma benção,pelo que pude acompanhar foi tudo muito maravilhoso,e amei vocês dançando nos banquinhos e com sobrinhos,muito autêntico...o mudança e suas mudanças né!!! rsrsrs

bjs

Anonymous said...

Iana, oieee
Olha, confesso que tinha teh deixado d visitar o blog e tal... por falta de "contato" ctg e até msmo pela falta de tempos, dos "dvd's" rsrsrsr... mas durante e após a gravação ao olhar p/ Vc, verdadeiramente foi refletida a glória de Deus e "sua vida" com Jesus... que quando estamos de verdade caminhando COM Ele, nós desaparecemos, Ele brilha em nós, e nos tornamos uma pessoa Especial... fui mto abençoada e ministrada através da sua vida viu... Te admirava antes, e te admiro hj mto tb!! Só p/ compartilhar e te encorajar a kda dia ser renovada pelo AMOR de Jesus, p/ que vidas possar ser impactadas e transformadas através d Vc. Um Bjãozão patú!

Anonymous said...

A História do povo
de Israel,sempre é emocionante e impactante.
E o que mais me chama atenção é que
a ALIANÇA de DEUS para com o povo
sempre se manteve intacta apesar de que muitas vezes a aliança do povo para com o Deus vivo não estivesse.Isso me leva lá ao novo testamento em um versiculo que diz assim:"Por mais que sejamos infiéis a Ele,Ele se permanece fiel a nós!!!"
A palavra de Deus sempre é alimento né Iana?
Abração!

Anonymous said...

Olá Iana
Tbm gosto muito desse livro, toda vez q leio mergulho nessa história, acho fantástico!!

É interessante que Deus promente uma terra q mana leite e mel para Moisés e todo o povo, mas nem todos pisam nessa terra.

Só q o interessante é q Moisés pisa Sim na terra prometida :)

Lá em Lucas 9 a partir do vers 28 conta q Jesus saiu para orar levando Pedro, Thiago e João, derrepende aparecem Moisés e Elias

Lucas 9:30 E eis que estavam falando com ele dois homens, que eram Moisés e Elias.

As promessas de Deus nem sempre são cumpridas da forma que esperamos.

Interessante, né
:)
Um beijão
Carla

Pri C. Figueira said...

Olá!!

Encontrei seu blog através de uma postagem no blog "Impacto na Adoração", sobre mudanças, no qual eu comentei!!

Esse livro também ministra mto cmg, ali Deus releva a seu servo seus propósitos e desígnios, além dos muitos sinais. Mas o mais marcante para mim é a reafirmação da aliança, mostrando o quanto Ele é fiel, mesmo o povo, muitas vezes, não ser!!!!

Um ótimo livro!!!

Deus abençõe!!

Bjus

Nathaly Galdino said...

Ei Iana...
inaugurei o meu blog, passa lá...

Soraia Alves said...

Iana..eu de novo,rs!
Hoje tirei o dia pra fica na net e fuçando aki, fuçando ali, caí no blog Acordee...
Me lembrei que foi lá que eu passei pela primeira vez e de lá caí aqui no seu, que já se tornou uma constante pra mim.
Lendo os posts (mto antigos por sinal), me deu vontade de levantar uma galera aqui da minha cidade para tais reuniões como vcs faziam. Aliás, eu e uma amigas temos feito algo parecido, mas só nós duas, acho que tá na hora de espalhar a 'idéia'.

Mas tudo isso só pra dizer: Porque o blog tá abandonado??? Não tem mais reuniões???

Beijoooos

Anonymous said...

Oi vc. pode dizer-me a data do seminário de dança.

grata,

Anonymous said...

olá Iana é muito bom estar perto nem q seja através da net com pessoas abençoadas como vcs, este final de semana este participando de um curso com a isa em bsb, e fiquei admirada com a simplicidade dela, e como o Espirito Santo a conduz e todas vcs a dançarem para louvor dele, quero muito levar vcs para ministrarem um seminario em minha igreja em SP por favor como faço??? é o meu sonho sei q Deus vai usa-las muito bjsssssssss

Iana Coimbra said...

Pessoal,

Valeu pelos comentários. Demorei, mas agora vão as respostas.

Lumanas, engraçadinhas.rs.

Soraya, vc fez perguntas muito legais. Me questiono as mesmas coisas sempre... Sem respostas ainda. ;) Sobre o Acordeee, realmente demos uma parada. A galera foi aos poucos parando. Ainda tenho sonhos sobre isso, mas existe tempo para tudo, né. Um hora a gente volta. Mas te dou a maior força para seguir com essas reuniões com a sua amiga.

Lili, dias 10 a 12 de outubro!


Mi, concordo com vc.

Mila, demorei, mas tô aqui postando de novo. ;)

Nathaly, amém!

Uerlle, sempre!

Carla, fenomenal a sua análise! Nunca tinha pensado nisso!

Pri, bem vinda!

Tathiane, é só convidar.

Bjs!