Friday, December 3, 2010

Rio de Janeiro - Parte 1

No meu primeiro ano de faculdade eu ainda estava muito envolvida com as simulações da ONU. Era meu terceiro ano como delegada (participei dos primeiros Mini-ONU, de um AMUN e de um Harvard World MUN) e ainda sofria por ter passado no vestibular em Jornalismo e não em Relações Internacionais. Sempre quis mudar o mundo e as simulações, que aprendi a amar, me proporcionavam o gostinho disso, mesmo que de brincadeirinha.


Quando optei por encarar o Jornalismo continuei com uma beiradinha do meu coração inclinada para RI. Decidi então que meu trabalho de conclusão de curso seria a cobertura jornalística de conflitos armados. A forma perfeita de continuar estudando os problemas mundiais aliados à minha realidade. Mas o tempo passou e minha vida seguiu um caminho diferente. Até semana passada.


Na última quinta feira de novembro fui enviada pela direção do TV Verdade para cobrir a guerra no Rio de Janeiro. Enquanto o Carlini falava da minha missão, observei, pela TV que havia na sala, imagens dos traficantes fugindo da Vila Cruzeiro para o Complexo Alemão. Respirei fundo e aceitei (com muito frio na barriga) a tarefa.


Na primeira manhã no Rio me lembrei do antigo desejo de estudar sobre jornalistas no front. Foi quando me dei conta de que nunca escrevi nenhuma linha sobre o assunto, mas naquele dia viveria toda essa experiência. Não como estudante, mas como repórter. Não atrás de uma televisão, mas de corpo e alma no local do conflito. E assim foi.


Ainda não posso mudar o mundo, mas já consigo compartilhar o meu olhar. Posso ser ouvida, vista e convidar pessoas para compreenderem comigo este universo tão louco. E isso me dá uma grande sensação de missão cumprida.

4 comments:

Lumanas said...

Aíí...q saudades de seus posts.
Ter você aqui nos pots, a sensação é de que você está mais presente na nossa vida. Sem nunca ter estado. hehe
...
Caraaacas! Assisti suas reportagens! My God! É de dar frio na barriga mesmo. Parabéns por sua coragem, ousadia e confiança em Deus, com certeza! Você é uma ótima repórter. Já sabíamos disso, mas tivemos a confirmação agora. hehe
...
Bjus, té mais. Não suma! ;]
Deus abençoe!

Lumanas said...

Só p falar mesmo...

Me lembrei que eu preciso fazer um texto jornalístico e um artigo de opnião p nota de lingua portuguesa da faculdade. Pretendo falar sobre a possivel anulação do vest. de 2011 por motivo que algumas pessoas foram fzer o vest. com RG vencido. Colocando em evidênia, principalmente, os jovens que interam 18 anos. Só no inst. de identificação daqui do Ac que tem isso. Aí, o ministério público pediu a anulação do vest, mas até agora nada!
..
Minha opniao: Acho uma besteira impedir por causa disso.
...
Resumindo, não sei direito nem cm faz. hehe...

Luma.=]

Michele Rodrigues said...

Oi Iana,
Admirável a entrega e devoção dos repórteres em estarem lá, no meio do fogo cruzado pra informar a população.
Eu mal saí de casa esses dias... com essa confusão generalizada, minha decisão foi ficar por aqui. Agora tudo volta ao normal.
Esse programa que você trabalha é exibido aqui no RJ? Qual horário?
Bjs,
Mi

Anonymous said...

Iana, vc voltou!!!!!! Que saudades!!!
Eu aprendi a gostar de blogs por causa do seu. Foi o primeiro que li. Faz um tempo isso!
Aí vc dá estas escapulidas e eu me sinto meio orfã... mesmo lendo outros tantos blogs que aprendi a amar.
Até criei um mas falta coragem para publicá-lo.
Aprendi a gostar de vc, sem conhecê-la. Quem sabe um dia...
Quando vier pelas bandas de Santa Tereza/BH, me avise e eu te espero para um café.
Beijos,
Olga Canuto