Friday, August 24, 2007

Desanimando com os resultados


Faço um MBA em marketing na FGV há um ano. Agora, já no final do curso, começamos a participar de um jogo de negócios online. A proposta é super legal e eu gosto muito de ver como cada jogada gera um resultado e afeta o “mercado” virtual em que estamos inseridos. A proposta é ganhar. Reduzir os custos, gerar lucratividade, dominar o mercado; ou seja, tudo bem real, se comparado com o mundo de hoje. Além disso, as reuniões com o meu grupo (composto por pessoas divertidas e competentes) são sempre ótimas. Eu realmente gosto desse jogo.

Porém, após algumas rodadas na liderança do mercado, uma decisão errada nos fez despencar. Eu que até então estava super animada, desanimei. Na realidade eu e mais duas meninas do grupo nos empenhamos em fazer milhares de contas, calculamos cada decisão e prevemos os resultados. Mas a forma errada de cadastrar os dados nos levou quase à falência virtual! Fiquei frustradíssima com o resultado... Tão frustrada que reconheço que deixei um pouco de lado as atividades para a jogada seguinte. Qual foi o resultado? Afundamos mais um pouco.

Enfim, os resultados me desanimaram e a minha atitude piorou a situação. Como ando uma pessoa bem reflexiva, acabei percebendo que se ao invés de ter desmotivado eu tivesse tido a postura de tentar reverter a situação, meu grupo não estaria hoje quase eliminado do jogo! Se eu tivesse vencido o desânimo, apesar do péssimo resultado da jogada, a solução teria vindo antes. Hoje, na hora do almoço, finalmente eu e a minha “sócia” Gi, quebramos a cabeça e nos preparamos para virar o jogo na jogada dessa semana. Apesar da preguiça e desânimo de concertar a nossa “bagunça”, o fizemos. Mas os resultados ainda demorarão duas semanas para aparecer. Paciência...

Enfim, como é sempre bom terminar essas análises com um final feliz (e o meu ainda demorará umas semanas para chegar), fica a lição. Resista ao desanimo gerado por um resultado ruim. Senão a situação pode ficar ainda pior!!!
Ps: Essa foto foi tirada pela sócia Gi durante um dos nossos módulos.

6 comments:

Fabíola Paiva said...

lindona!
vi seu scrap no orkut da Flavinha e vim aqui conferir! haha
adorei! =D
bem vinda ao mundo dos blogs!
rs
beijos

Fabíola Paiva said...

lindona!
vi seu scrap no orkut da Flavinha e vim aqui conferir! rs
adorei! =D
bem vinda ao mundo dos blogs!
haha
beijos!

Anonymous said...

Caraca Iana, seu blog tá show!
Muito 10!

bj ae mineira!

Anonymous said...

Nossa, isso é uma verdade!
Muito boa sua reflexão!
abç

Iana Coimbra said...

Pessoal,

Valeu pelos comentários! Tô realmente ficando empolgada! :)

Anonymous said...

Interessante a sua experiência. Estou participando do jogo de negócios da FGV. Poderia me dar algumas dicas?

Rogério

rogerioasilva@yahoo.com.br