Gosto muito de ler livros em inglês. Há uns dias eu li Mrs. Robert E. Lee - The lady of Arlington, que é a biografia da bisneta do primeiro presidente americano George Washington (que não era o Bush - para os desavisados). Ela era de uma das famílias mais tradicionais da América, se casou com um cara que foi um dos líderes da Guerra Civil e foi uma cristã fervorosa. A vida de sua família se mistura bem à história dos Estados Unidos.
O mais legal foi ler esse livro durante as eleições presidenciais americanas, quando um negro concorria ao cargo mais cobiçado do mundo. Se a vida de Mary Ann Custis Lee é o ponto central da história, a Guerra Civil americana (que foi desencadeada pela questão abolicionista) é um excelente pano de fundo.
Lendo o livro entendi muito o medo que os sulistas tinham da abolição naquele contexto. Se os escravos seriam libertos era necessário que eles passassem a entender o que era ser livre naquela nova sociedade. Era preciso que eles aprendessem a ler, a escrever, se aperfeiçoassem em seus conhecimentos para conseguir trabalhar como assalariados. Para Mrs. Lee uma carta de alforria não significava tudo e era responsabilidade dos antigos senhores ajudarem nessa transição. Mary relata com os seus olhos atentos os acontecimentos que anteciparam a guerra, os anos que ela tomou e o seu desfecho. Um livro extremamente interessante para quem se interessa por história, sociologia e antropologia.
8 comments:
Iana, como eu pude não achar o seu Blog antes ?
Encontrei e o li todo. Curti muito.
Apesar de ser de BH, te conheci pessoalmente a 5 anos no acampamento Jovens DT.
Você e Fred me ensinaram muito sobre relacionamentos, nas conversas e devocionais que tínhamos.
Cheguei a te adicionar no Orkut, quando você o tinha.
Bom te encontrar aqui.
Estou começando um blog, passa lá depois.
Deus esteja...
Fraternal abraço demorado.
A paz Iana.Nada a vê com que vc postou, mais ve no set do DT que vcs vem p caruaru. Moro em uma cidade vizinha e pretendo ir. Mais n foi divugado o local, vc sabe mim informa alguma coisa sobre este culto? Pode ser ate um telefone.
Obrigada!
Eu quase nem gosto de história...de sociologia...de antropologia...magina!
Assim não dá Iana...eu mal anoto o nome d um livro pra comprar e vc já me fala outro...hahaha
Tô anotando tudo agora, pq daki um mês (qdo meus vestibulares finalmente acabarem) eu vou ler todos.
O bom é que tb adoro ler livros em inglês!
Qto as eleições americanas...que o Obama tenha um bom governo e que a Ku Klux Klan se dissolva de uma vez por todas!
beijooos
Mt interessante esse livro, na verddade nunca ouvi falar nada a respeito da vida dela,
... se há algo que eu admiro mais nos EUA, é justamente o amor pela sua Terra, o patriotismo é quase que unânime, inclusive creio que os jovens desta geração poderiam inspirar-se! gostei da dica, que editora é?
Oiee Iana.
td bem contigo?
quanto tempo heim?!...mas, ja estamos quase de volta...rs.
Iana, é muito bom passar por aki em seu blog. Pq nunca q saímos daki, saímos vendo uma coisa q já sabiamos, sempre é uma nova. hehe- verdade!
Bom, a respeito do livro, deve ser bem interessante a históris dele. Mas no inglês n ía dar muito certo n- rs.
Entao, ate mais.
Deus abençoe.
Bju p/ vc e pras manas. ;)
Haaa, se vc poder, dá uma passadinha em nso blog. Postams sobre a Festa dos Tabernaculos q foi nesse ultimo fds, lá na igreja.
Nossa! Você sempre com boas idéias. Eu estava pensando em te pedir uma sugestão de um livro pra eu dar de presente a um amigo. Acho que esse seria o ideal, mas só tem em inglês? =\
Fica na paz, querida!
Beijos!
Pessoal,
Obrigada pelos comentários.
Jonatas: Bem que vi sua foto e pensei: conheço de algum lugar! Que bom que eu e o Fred fomos bons exemplos para você. Só Deus! rs. Volte sempre!
Flor: Confira sempre no site do DT. Ok? Lá é a melhor fonte. Beijos procê.
Soraia: Vai fazendo a listinha de leitura.rs.
Lucas: Mas ela não é muito conhecida não. Nem sei direito como esse livro chegou até mim! Mas com certeza patriotismo é algo legal para aprender com o povo de lá. Ah, não sei qual a editora.
Lumanas: Quanto tempo, hein! Vou passar sim.
An?: Acho que sim. Nunca o vi em português e nem sei se vende aqui. Mas que bom que vc gosta das minhas sugestões. Beijos.
Ei Iana! Amo ler seu blog. Estou começando a me apaixonar pela leitura e gosto muito das suas indicações. Já leu algum livro de Brennan Monning?Gostaria de sua opinião.
Bjão
Post a Comment