Thursday, October 11, 2007

E lá se vai um banco mineiro...

Saiu nos principais jornais nas últimas semanas a aquisição do Banco Real /ABN pelo Banco Santander. Voltando a história um pouquinho a gente lembra que o Real veio de Minas Gerais, aí foi comprado pelo holandês ABN Amro Bank (que acabou mantendo a placa do Real devido à boa imagem do mesmo), e agora é adquirido pelo grupo espanhol Santander. É interessante lembrar também que o espanhol comprou há anos o paulistano Banespa, mas também optou por manter as duas bandeiras.

Mas por que estou escrevendo isso aqui? Por vários motivos. O primeiro é porque acho que os blogs têm uma função de informar, refletir, discutir o que está acontecendo no mundo. É claro que há a função recreativa também, mas pode-se extrapolar isso. Pode-se gerar conhecimento e conhecimento é poder.

Em segundo lugar, é muito interessante ver como é a dinâmica do mundo. Uma hora você compra, outra você vende. Uma hora se está no topo, outra se está por baixo. E tudo isso reforça o caráter efêmero do universo dos negócios.

Por fim, o Santander foi meu objeto de pesquisa na faculdade. Ele foi o tema da minha monografia de conclusão de curso: A Comunicação Interna no Grupo Santander: uma comparação entre o modelo brasileiro e espanhol. Como meu objetivo era identificar as diferenças e semelhanças das duas culturas, estudei a fundo todos os processos comunicacionais do banco. Foi maravilhoso. Estive na sede em São Paulo e aprendi demais. Enfim... Ao conversar com a superintendente de comunicação interna, ela me falou sobre a aquisição de outros bancos como estratégia de expansão e consolidação. E é aí que entra o Banco Real. Naquele encontro ela também me falou que eles optaram por manter a marca Banespa por cinco anos após a transação, já que o Santander era pouco conhecido no Brasil. Esses cinco anos encerram agora e a realidade do grupo espanhol é outra.

O Santander ganhou força nacional e internacional. Foram adquiridos vários outros bancos na Europa e a estratégia desenhada há anos, será consolidada agora. Os nomes dos bancos comprados irão desaparecer e somente a bandeira Santander estampará as fachadas. Logo o nome do tradicional banco mineiro desaparecerá. Será que em vinte anos alguém se lembrará do Real?

O fato é que nada acontece sem um planejamento por trás. E é muito interessante ver o que foi pensado se tornar concreto e a forma como isso afeta pessoas que estão até mesmo fora do contexto. Não estou aqui defendendo a aquisição ou analisando os efeitos que isso trará. Estou comentando o que está acontecendo no mundo hoje.

Isso é marketing, estratégia, planejamento, negócios. Isso é conhecimento se tornando prática. E isso é lindo.

6 comments:

Anonymous said...

Olá Iana.... Li no seu post que vc fez sua monografia em Comunicação Interna. Pois é, eu faço pós em RH e meu artigo tb é sobre comunicação interna das empresa (nenhuma específica), acontece que estou tendo dificuldades qto a material de apoio, não poderia me dar algumas sugestões??? Vc publicou sua monografia em algum site??? Pra eu poder ler. Fico grata se puder me retornar. Deus continue te abençoando. Abraços Lídia
P.S- meu e-mail é lidiagenelhu@hotmail.com

Bruna Souza said...

Oi Iana!
Poxa, gostei muito, apesar de não entender muita coisa.
Privatização tá pegando geral...
Fique com Deus!

Bjs!

Land of Marcelo said...

Eu acho q já tive uma conta no BR. :)

Anonymous said...

é legal ver e entender as
estratégias de marketing de
empresas (especialmente para
nós, estudantes ou profissionais
de comunicação). outro dia o
pessoal do santander tava lá na
facul fazendo cartão universitário
com altas vantagens, e pouca gente
conhecia a marca santander. e eu me
pego pensando na estratégia de
expansão e fixação da marca entre os
jovens. muito fera. fascinante

Anonymous said...

Uma coisa acho que não vou nunca me esquecer, a minha primeira conta de banco foi no banco real. Lembra quando eles davam contas pra estudantes. Amei o post com as informações.
By the way, Iana you are a great writer.
Beijos,
Cris.

Cecília Marcelino said...

Isso é realmente Lindo!